Cirurgia Combinada
A indicação cirúrgica para glaucoma quando o paciente também tem que operar de catarata pode ter um único procedimento.
Ao realizar a cirurgia de Catarata, a abertura permite acesso mais facilmente ao corpo ciliar (dentro do olho) onde se realiza a Ciclofotocoagulação Endoscópica. Esta técnica tem hoje a maneira Carvalho-Lima de ser realizada. Essa nova configuração de uma técnica já existente é conhecida também nos EUA por ECP+ (ECP plus). Essa forma de realizar a cirurgia recebeu o Oscar de melhor técnica em 1999 em Seatle, EUA.
Submeter pacientes a duas intervenções separadas, em épocas distintas, seria uma agressão desnecessária, sem justificativa, já que sua realização concomitante oferece bons resultados.
Para a cirurgia de catarata, é realizada a facoemulsicação e, ao liberar a passagem pelo cristalino, permite-se tratar o glaucoma através de uma técnica específica: a ECP (Ciclofotocoagulação Endoscópica).
A ciclofotocoagulação endoscópica com laser utiliza um equipamento que contém, numa mesma sonda, uma fibra óptica para visibilização das estruturas intra-oculares, uma fonte de iluminação e um laser. Através desses recursos, são feitas queimaduras na região produtora do humor aquoso, o epitélio ciliar secretor, visando diminuir a produção desse líquido.