Catarata
As cirurgias de catarata são muito seguras desde que realizadas em ambiente provido de centro cirúrgico e equipamentos específicos, especialmente os mais modernos, além do uso de produtos de alta qualidade e performance. Submeter-se a uma cirurgia de catarata bem sucedida, traz resultados impagáveis, traduzidos em visão mais clara, mais vívida e nítida como há muito tempo o paciente não tinha experimentado. O único tratamento eficaz para a catarata é a CIRURGIA. Não existe nenhum outro meio cientificamente comprovado de tratamento. Existem várias técnicas para a cirurgia de catarata, que se subdividem em dois grandes grupos: extração extracapsular e facoemulsificação, ambos com implante intra-ocular de lente. Apenas em raras exceções as lentes não podem ser implantadas, como nos casos de doenças oculares graves associadas. No primeiro grupo de procedimentos, o cirurgião faz uma grande incisão no limbo corneano para remover a cápsula anterior, retirar o cristalino e substituí-lo pela lente.
A facoemulsificação é a técnica cirúrgica mais avançada para a correção de catarata. Essa técnica se baseia no princípio do ultrassom. É feita uma pequena abertura no olho, na qual a catarata é triturada e aspirada ao mesmo tempo. Após a retirada do cristalino opacificado, é colocada uma lente intra-ocular para compensar o grau do cristalino normal.
Na facoemulsificação pode ser utilizada uma moderna técnica de anestesia denominada anestesia tópica, onde são aplicados somente colírios. Existe também a anestesia peribulbar que é aplicada de acordo com a indicação do caso.