Planejamento da Cirurgia

Para realizar a cirurgia de catarata, converse com seu médico para conhecer todas as opções de lentes intraoculares e se são indicadas para o seu caso.

Veja abaixo as etapas que você pode abordar:

O que é importante:

Passo 1 - Pesquise:

  • Pesquise e saiba mais sobre catarata e outras condições como astigmatismo;
  • Aprenda sobre outros sintomas que você pode estar sentindo também, e quando você pode estar pronto para a cirurgia;
  • Conheça as opções de substituição de lentes. É importante que você esteja confortável com essa condição e com suas necessidades de visão.
  • Conheça as opções de cirurgia e tecnologias disponíveis.

Passo 2 - Marque uma consulta

  • Fale com o seu cirurgião para fazer os exames de catarata, caso ainda não tenha sido diagnosticado.
  • Marque uma consulta para discutir as opções de lentes antes do procedimento, assim que souber que está pronto para a cirurgia.
  • Certifique-se de discutir o custo e as opções de pagamento oferecidas pelo seu cirurgião de catarata.

Lembre-se: você não precisa decidir qual possível substituição de lente. Aproveite o tempo para entender suas opções de lentes. Há lentes que não são indicadas para certos casos.

Passo 3 - Agende a Cirurgia de Catarata

  • Aproveite o tempo para garantir que você planeje sua cirurgia para quando você realmente puder dedicar um tempo para recuperação. Embora esse procedimento seja minimamente invasivo, você precisará de tempo para se recuperar.
  • Decida por quantos dias você vai se afastar do trabalho ou peça a um amigo ou membro da família para ajudá-lo em casa. Em média, as pessoas tiram dois dias de folga do trabalho para a cirurgia.

Passo 4 - Organize-se antes da cirurgia de catarata

  • Reúna a lista de medicamentos e exames solicitados pelo seu médico para trazer no dia da cirurgia.

Os custos da cirurgia de catarata podem depender de muitas coisas, como deslocamento (se morar longe), qal profissional irá realizar sua cirurgia e o tipo de lente intraocular você e seu cirurgião escolheram.

Alguns convênios privados geralmente cobrem custos básicos de uma lente padrão. Lentes de tecnologia avançada - como lentes corretoras de astigmatismo (LIOs tóricas) ou lentes tóricas multifocais - não são cobertas por planos ou convênios.

Escolher uma lente para a cirurgia de catarata é uma decisão importante. Sua nova lente vai mudar a maneira como você vê o mundo ao seu redor, então você vai querer escolher algo que tenha qualidade para você.

Por causa disso, muitas pessoas acham que pagar mais por uma lente de tecnologia avançada é um investimento inteligente. Se você deseja melhorar sua visão e ter a chance de ver sem seus óculos, mas não tem certeza sobre os custos, fale com seu cirurgião sobre os planos de pagamento que podem estar disponíveis.